Padrões no Universo
- DTQ | L&SC
- 25 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2018
Universo holográfico, realidade virtual...será realmente possível estarmos inseridos em tal contexto?
A escola grega de Pitágoras estudou e observou muitas relações e modelos numéricos que apareciam na natureza, na beleza, na estética, na harmonia musical e outros, e entre elas uma se destacou: 1.618033988749895.

Esta razão foi muito usada por Phidias (um escultor grego), e em função das primeiras letras de seu nome usamos Phi para representar o valor numérico do que conhecemos como Razão Dourada ou Proporção Divina, pois os antigos achavam que este era um número predeterminado pelo Criador do Universo.
"...E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral, obedecendo a proporção de 1,618. Também por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO."
Alguns exemplos de onde econtrar tal proporção:
Se você dividir o número de fêmeas pelo número de machos de qualquer colméia do mundo, sempre vai obter PHI.
A proporção de abelhas fêmeas em comparação com abelhas machos numa colmeia é de 1,618;
A proporção que aumenta o tamanho das espirais de um caracol é de 1,618;
A proporção em que aumenta o diâmetro das espirais sementes de um girassol é de 1,618;
A proporção em que se diminuem as folhas de uma árvore a medida que subimos de altura é de 1,618;
E não só na Terra se encontra tal proporção. Nas galáxias as estrelas se distribuem em torno de um astro principal numa espiral, obedecendo a proporção de 1,618. Também por isso, o número Phi ficou conhecido como A DIVINA PROPORÇÃO.
Podemos ver PHI espalhado por todo o nosso corpo:
Meçam a distância que vai do alto da cabeça até o chão, depois dividam o resultado pela distância do umbigo até o chão. O que vão encontrar?
Meçam a distância de um ombro até a ponta dos dedos, depois dividam-na pela distância entre o cotovelo até a ponta dos dedos. Resultado?
Ou mesmo tentem medir a distância dos quadris até o chão, e dividir pelo joelho até o chão.
Verão PHI nos nós dos dedos, no rodamoinho de seus cabelos, na divisão da coluna vertebral...
Enfim, parece que TUDO no Universo obedece a um padrão. Podemos até arriscar dizer que parece feito por uma máquina, não é mesmo? Talvez agora o conceito de estarmos tendo experiências num mundo virtual, holográfico, não pareça tão surreal.
Ciente da falta de conhecimento a que fomos submetidos, e da imensidão do Universo, eis que me surge um questionamento: Será que coisas como Sorte ou Azar, Milagres, Deuses e afins, existem mesmo ou trata-se somente de nossa falta de conhecimento e uma visão mais ampla sobre a Vida/Universo, de quem somos na essência e do poder de nossas intenções?
Comments